Foto: Christiano Ercolani (Divulgação)
A irmã Lourdes Dill recebeu uma homenagem na manhã de sábado. O local não poderia ser mais simbólico, no Feirão Colonial do Projeto Esperança/Cooesperança (Feicoop), espaço da economia solidária santa-mariense onde a religiosa atuou por mais de 30 anos.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Ex-coordenadora do próprio Feicoop, irmã Lourdes foi abraçada e reverenciada por inúmeras lideranças locais e regionais que marcaram presença no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter para a despedida.
O ato ocorre antes da partida dela para Moçambique, na África, para uma missão de dois anos pela Congregação das Filhas do Amor Divino.
A viagem da irmã para Moçambique deve acontecer no começo de outubro. Antes disso, ela irá se despedir da família e realizar seminários e atividades de preparação em Porto Alegre e Brasília. Além da irmã Lourdes, também irão realizar a missão ao país africano as irmãs Ilca Welter, Rita Finkler e Maria Madalena de Andrade, todas gaúchas.
No ato de sábado, o deputado Valdeci também registrou a passagem dos 36 anos do Esperança/Cooesperança e fez uma manifestação de apelo para que a iniciativa não seja precarizada ou reduzida.
— Essa experiência é uma referência para o mundo inteiro. Santa Maria se tornou uma grande referência (internacional) a partir dessa experiência da economia solidária. Faço uma conclamação para que todos e todas que aqui estão não permitam, em nenhum momento, nenhum recuo naquilo que aqui foi construído, independentemente de quem esteja à frente dos governos e das coordenações.